Já não se fazem homens destes ... *
O testemunho que se segue retrata um dos episódios menos elegantes da história desportiva da nossa colectividade.
Cumpria-se a 1.ª época oficial e as consequências deste episódio terão deixado marcas que o tempo, a muito custo, apagou (?).
As consequências imediatas foram, para o clube, a suspensão de 6 jogos como visitado e, para o atleta uma pena de 5 anos (atenuados com a benção papal).
Porque se completam 30 anos (é verdade, 30 ... anos!!!) no próximo dia 25 de Março, julgamos não estar a ferir susceptibilidades quer do atleta em causa (o que é feito de ti?) quer do árbitro (curiosamente esteve no nosso pavilhão recentemente para acompanhar um filho que praticava futsal).
Campeonato Distrital da 2.ª Divisão
Campo do Pastel
25 de Março de 1979
ADR BARREIROS X CCR TELHEIRO
TRANSCRIÇÃO DO RELATÓRIO DO ÁRBITRO
"DISCIPLINA - Exibi o cartão vermelho ao jogador n.º 1, com licença n.º 5xxx, senhor ASC, da Associação Desportiva e Recreativa de Barreiros, aos 65 mts, por agredir um adversário com os pés.
A respectiva agressão deu-se quando o jogador de camisola n.º 1, senhor ASC, se lançou aos pés do agredido, este caiu atrás do guarda-redes, e instantaneamente o agressor (guarda-redes) flectiu as pernas para a rectaguarda, agredindo assim o adversário com os pés. O referido jogador no acto contínuo à minha apresentação do cartão, veio direito a mim para me agredir, alguns jogadores tentaram agarrá-lo, não o conseguindo, pelo que me agrediu a pontapé e socos, parte da assistência invadiu o campo, onde me agrediram também, assim como alguns jogadores do mesmo clube do jogador citado, que não consegui identificar, pela intensidade de jogdores que me agrediram ao mesmo tempo.
COMPORTAMENTO DA ASSISTÊNCIA - Comportamento péssimo da assistência afecta aos Barreiros, aos 65 mt (na altura que fui agredido pelo sr. ASC) invadiram o terreno de jogo, agredindo-me a pontapé e até com garrafas de cerveja, inutilizaram-me a camisola preta e ficaram com os cartões e bloco de apontamentos.
OUTROS - O jogo teve início às 15.15 pelo motivo do Delegado do CCR Telheiro, ter demorado a entrega dos cartões e boletim de jogo.
Pelos motivos referenciados em Disciplina e Comportamento da assistência, dei o encontro por terminado aos 65 mts, pois as agressões violentas de que fui vítima, causaram-me danos físicos, que não me permitiram reiniciá-lo."
* A escolha do título não passa de uma tentativa (falhada, dirão alguns) de colocar algum sentido de humor na situação. Como não podia deixar de ser, somos os primeiros a condenar comportamentos similares.